Notícias
Natim parte sereno
Rio das Pedras perde Donato Marino Neto aos 96 anos.
Rio das Pedras perdeu um arquivo repleto de histórias do município na noite do dia 23 de setembro de 2017 quando faleceu aos 96 anos Donato Marino Neto, por volta das 22h daquele sábado. Natim, como todos o conheciam na cidade, era ele próprio personagem importante da história rio-pedrense. Manteve até o fim a rotina ativa, lúcida e produtiva. Morreu em casa, sem dor, amparado pela filha Marília, longe dos leitos hospitalares que ele tanto receava.
A irmã dele Thereza Marino Galvão explicou que as complicações na saúde de Natim começaram no dia 22 de junho, quando ele caiu dentro de casa e bateu a cabeça. Exames foram feitos e não constataram lesão alguma no cérebro dele. Natim, contudo, começou a inexplicavelmente perder os movimentos das pernas. Passou a necessitar do auxílio de cadeiras de rodas para se locomover. Depois de um tempo, Natim passou a se alimentar pouco e a ter que contar também com o auxílio de cama hospitalar. Nos últimos dias, a alimentação passou a ser feita por meio de sonda.
“Creio que o fato de ele, um homem que gostava de andar a cidade inteira todos os dias, não poder mais se locomover como antes fez com que, de certa forma, se entregasse. Isso mexeu muito com o psicológico dele”, avalia Thereza.
Nos últimos momentos de vida, Natim esteve acompanhado pela filha Marília. Ela percebeu, por volta das 21h enquanto o pai dormia, que o pulso dele estava fraco. Chamou a ambulância. O atestado de óbito registra a morte às 22h do dia 23, por “insuficiência cardiorrespiratória”.
ROTARY
Natim se orgulhava de nunca ter faltado a uma reunião do Rotary, entidade que ele ajudou a fundar em Rio das Pedras, no ano de 1967 – era o último fundador ainda vivo. Na quinta-feira anterior a sua morte, ele fez fisioterapia durante a tarde e ficou na companhia de um neto à noite. Adormeceu. Acordou por volta das 21h chateado por não ter ido ao Rotary. “Eu nunca faltei”, lamentou ele ao neto.
IMORTALIZADO
Como homem público, Natim foi vereador entre os anos de 1952 e 1955, além de ter servido à Igreja Católica na Paróquia Senhor Bom Jesus por aproximadamente quatro décadas como sacristão. A dedicação à religião católica rendeu homenagem ainda em vida: a praça no entorno da Matriz do Senhor Bom Jesus foi batizada com o nome de Donato Marino Neto. O terreno da praça foi doado pelo pai dele.
Natim era filho do ex-prefeito Nicolau Marino, o Nicola, benemérito responsável por doações importantes ao município e à Igreja Católica. Entre elas, a do terreno da “Barraca do Padre”, da Casa Paroquial, do Cemitério Municipal, da Sociedade Cultural Riopedrense. Nicola fundou o Cine Ypiranga, em 7 de setembro de 1945. O cinema rio-pedrense divertiu gerações até a década de 1970. O terreno e o prédio do antigo cinema (atualmente abriga o Fórum), Nicola doou para a Igreja Católica.
Notícias
Alunos da UNIVESP lançam WI-FI GRÁTIS para resgatar velhos hábitos de interação
Os rio-pedrenses com mais de 30 anos certamente recordam-se de como era agradável o tempo em que a população se reunia nas praças públicas para se divertir e socializar. Um grupo de alunos do curso de Engenharia da Computação do polo de Rio das Pedras da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) propõe o resgate dessa tradição e, curiosamente, para fazê-lo recorre a uma ferramenta da modernidade vista como um fator que contribui para o isolamento: a internet.
Fruto de um projeto desse grupo de universitários, teve início a implantação de internet via wi-fi gratuita em espaços públicos. A primeira experiência foi colocada em prática no último dia 19 de junho (permanecerá ativa por um mês), na sede do polo da universidade, que fica no mesmo prédio da Biblioteca Municipal, ao lado de duas escolas públicas, próximo a uma área de lazer, perto do velório e do estádio municipal.
O objetivo é viabilizar a implantação em outras áreas públicas por meio de parceiros que se interessem pela exploração dos espaços publicitários (o que já permitido por lei), sem que haja custo para o poder público local. O vereador Carlos Sicca (PV), defensor de investimentos em educação, auxilia o grupo na viabilização jurídica para que o projeto possa ser levado a outras áreas.
Intitulado “Rio das Pedras Cidade Online – Internet gratuita nos espaços públicos”, o trabalho foi concebido na disciplina Projeto Integrador, desenvolvida semestralmente pelos alunos. “O Projeto Integrador faz com que os alunos fortaleçam as relações interpessoais ao se conhecerem e trabalharem em grupo. Ele é totalmente voltado para a parte prática, com a finalidade de que sejam desenvolvidos projetos para colaborar com a cidade”, disse Felipe Diehl, orientador do polo da UNIVESP em Rio das Pedras.
O tema do Projeto Integrador para o primeiro semestre de 2019 foi “Os Reflexos de uma Sociedade Competitiva e Globalizada na Ocupação dos Espaços Urbanos Públicos e Privados”.
Mediadora do polo da Univesp em Rio das Pedras, Lilian Belfante, explicou que, dentro do tema global, os alunos devem definir objetivos específicos. “Esse grupo escolheu as praças públicas por considerar que é necessário fazer a sociedade ir mais pras ruas, para as pessoas se comuniquem de uma melhor forma”.
A intenção do grupo é usar uma ferramenta da modernidade, a internet, para resgatar velhos hábitos. “Normalmente quando os pais planejam sair de casa, pensam nos filhos que irão precisar de dados de internet para usar o celular. Oferecendo internet gratuita nos espaços públicos, nosso objetivo é levar as famílias para esses espaços , que hoje são muito pouco utilizados, e viabilizar uma maior socialização, a exemplo do que tínhamos antigamente”, disse Valdecir Donisete Rodrigues, aluno do curso de Engenharia da Computação da Univesp, e um dos integrantes do grupo.
Anderson Juliano Gonzales, outro aluno membro do grupo, explicou que o custo de implantação é baixo e que os contatos com os possíveis parceiros têm sido animadores. Um desses parceiros se prontificou imediatamente a viabilizar o projeto piloto.
“Buscamos as melhores ferramentas, os melhores equipamentos, que tivessem preços acessíveis para as empresas. O custo de implantação é muito baixo (em torno de R$ 500 a R$ 600) em relação ao benefício que pode proporcionar”, relatou.
Passo decisivo para que possa ser implantado no maior número de espaços públicos possível, agora, é a viabilização jurídica, trabalho para o qual o grupo conta com o acompanhamento do vereador Sicca.
“Por se tratar de sinal de internet, tem algumas questões que estão sendo verificadas pelo Poder Legislativo. Será preparada uma lei com todos os parâmetros, prevendo qualquer possibilidade de mau uso do sinal de internet”, afirmou Valdecir Rodrigues.
Além de Anderson Juliano Gonzales e Valdecir Rodrigues, integram o grupo: Adriana Natalie Possignolo Martim, Alexandre Bortolato, José Vinícius Amorim, Magali Araújo e Márcia Cristina de Oliveira Corrêa. O grupo agradece às empresas MZL Net e Nova Imagem Impressões pelo apoio decisivo para viabilizar o projeto piloto.
Notícias
Biografia de Patrícia Guidolim Guadagnim
Na última quarta-feira (16), a prefeitura de Rio das Pedras inaugurou oficialmente a Casa de Acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, batizada com o nome da assistente social e conselheira tutelar Patrícia Guidolim Guadagnim.
Confira abaixo a biografia da homenageada.
Biografia
Patrícia Guidolim nasceu no dia 7 de setembro de 1.979, na Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba. Filha de Luiz Antônio Guidolim Filho e de Angela Maria Justolim Guidolim. Seu único
irmão foi Marcel Guidolim.
Estudou na E.E.P.G. “Barão de Serra Negra” e terminou o Ensino Fundamental I. Fez o Ensino Fundamental II e concluiu o Segundo Grau na E.E.P.S.G. “Professor Manoel da Costa Neves”. Ambas unidades escolares de Rio das Pedras.
Cursou a Faculdade de Assistência Social “Maria Imaculada”, em Piracicaba, com início em 1.997. Durante o curso, estagiou no Hospital e Maternidade Unimed. Quando se diplomou, em 2.001, continuou seus trabalhos, como Assistente Social, nesse mesmo hospital.
Do nascimento à vida adulta, como criança, adolescente, estudante e especialista na profissão, foi sempre uma pessoa cercada de amigos e estimada por todos.
Casou-se em 18 de dezembro de 2.003, com João Luís Guadagnim, passando a chamar-se Patrícia Guidolim Guadagnim. Dessa união nasceram: Ana Júlia Guadagnim e Luís Felipe Guadagnim. Após o nascimento do segundo filho, deixou o trabalho para dedicar-se inteiramente à família.
Patrícia era uma pessoa determinada em seus objetivos e amor ao próximo. Era carismática, amava as crianças, socorria pessoas, comovendo-se com os problemas alheios. Protegia animais abandonados e doentes. Ao encontrá-los, curava-os, alimentava-os e sempre conseguia um lar para eles.
Querendo trabalhar novamente, em junho de 2.010, concorreu ao cargo eletivo de Conselheira Tutelar, sendo a candidata mais votada. Positivamente, exerceu todas as suas tarefas com dedicação e amor.
Na data de 25 de novembro de 2.010 foi para junto de Deus, deixando um grande vazio nos corações de seus entes queridos e entre as pessoas que a amavam. Restou a saudade abstrata, porque só podemos senti-la. Porém, suas ações “reais” ficaram plantadas nas vidas das pessoas por onde ela passou.
Notícias
Autoras rio-pedrenses lançam livro na livraria Nobel do Shopping Piracicaba
“Duas amigas unidas pela energia de escrever histórias desde muito cedo”, assim se intitulam as escritoras rio-pedrenses Larissa Molina, 27, e Vivian Limongi, 29, que vão lançar o romance “A Intocável – Um amor, um pacto, uma renúncia” no próximo dia 22, quinta-feira. O evento, que acontecerá na livraria Nobel do Shopping Piracicaba, das 19h às 21h, é gratuito e será aberto a todo público.
Publicado pelo Grupo Editorial Letramento, o livro traz Aimon Gonzalez como protagonista, um famoso empresário argentino. Na trama, tomado por remorso após perder sua esposa em um acidente de carro que aconteceu quando ele mesmo estava na direção do veículo, Aimon se afasta da sociedade e entrega-se à tortura da solidão. Três anos depois, vendo-se obrigado a retomar a rotina, um encontro inesperado o aproximará de Alicia Maltez, estilista em sua própria empresa que, decidida a salvá-lo de toda angústia, lutará para conquistá-lo com paixão e ousadia. Essa mulher, forte e decidida, representará para Aimon a oportunidade de um recomeço, mas também a dor da infidelidade à memória da esposa. Além disso, do outro lado do mundo, em Marrocos, um misterioso segredo será revelado e colocará em risco a felicidade dos dois. O livro promete arrebatar o leitor através deste romance regado a mistério, escolhas e rendição.
“O leitor irá imergir em uma trama com tango e burcas ao mesmo tempo, pois o desenrolar da história acontece na Argentina e também em Marrocos”, explica Larissa. Nesse sentido, durante o evento de lançamento, as autoras garantem surpresas que representarão a cultura dessas duas nações. Uma delas será a apresentação de tango promovida pela HD2 Coreografias às 20h15. “A Intocável é uma história que unirá Marrocos à Argentina para sempre”, completa Vivian.
AUTORAS
Vivian Limongi e Larissa Molina começaram o primeiro livro juntas quando tinham 14 e 12 anos, respectivamente, intitulado “Como Pétalas ao Vento”, o qual está disponível em versão digital e gratuita no site www.wattpad.com, com o user @LaraViv. O mesmo já alcançou mais de 6 mil leituras na plataforma e atingiu o 20º lugar no ranking dentre os mil livros de ficção histórica mais lidos. Vivian é fisioterapeuta, mestre e especialista na área. Larissa é jornalista, ghost-writer e, por acreditar no autor nacional, criou o quadro “Amor entre Linhas” em seu Canal no YouTube, o qual leva seu próprio nome, para conversar com esse público e também com seus leitores. Ambas tiveram contos premiados como Destaque Literário pela Companhia Internacional de Letras, Artes e Ciências.
ANOTE – Lançamento do livro “A Intocável – Um amor, um pacto, uma renúncia” dia 22 de novembro, das 19h às 21h, na livraria Nobel do Shopping Piracicaba, com apresentação de tango às 20h15. Evento gratuito e aberto a todo público.
-
Reportagens5 anos atrás
Vivo pela “graça de Deus”
-
Reportagens7 anos atrás
Bairro é mais antigo que Piracicaba
-
NOTÍCIAS6 anos atrás
Casa de Acolhimento Institucional Patrícia Guidolim Guadagnim é inaugurada
-
Reportagens7 anos atrás
Depoimentos de ex-alunos ilustres da Escola Barão de Serra Negra
-
Notícias6 anos atrás
Biografia de Patrícia Guidolim Guadagnim
-
Reportagens7 anos atrás
Médico neuropsiquiatra, Montagnani ressalta qualidade do ensino e guarda lembranças das brincadeiras e da cantina
-
NOTÍCIAS6 anos atrás
A trajetória de José Francisco Manrique, o Gordo da Roché
-
Reportagens7 anos atrás
Bisneto do Barão revela conservar traços do antepassado na genética ao investir na agricultura e promover acesso à educação