Connect with us

Opinião

QUADROS DO ZÉ DO JOCA: 1 – Estação da E.F.S. (Estrada de Ferro Sorocabana)

Publicado

no dia

 

Era o símbolo principal e de maior importância do Largo da Estação. Foi a semente que propiciou a germinação de Rio das Pedras pela sua ligação com a construção da E.F.S. (Estrada de Ferro Sorocabana). Durante a construção da E.F.S. vieram muitos trabalhadores que acabaram se fixando em nossa região, entre eles Antonio Garcia Prates e Valério Fernandes Martins, portugueses fundadores de nossa cidade. Inicialmente o ramal pertencia à

José Carlos Martins, o Zé do Joca, autor do quadro e da legenda explicativa, é professor de história aposentado.

Cia Ituana, mais tarde a proprietária do dito ramal passou a ser E.F.S. Como curiosamente, a Cia Ituana, que precisava de água para as locomotivas, represou as águas do rio Tijuco Preto, uns 100 metros acima da bica do Cambará, dando chance ao aparecimento do tanque da Cia. Esse tanque

passou a ser chamado, pela população, de “Tancão da Companhia” e mais tarde, simplesmente de “Tancão”. Era proibido nadar nesse local mas foi aí que a maior parte dos jovens da época aprendeu a nadar. Do conjunto toda da antiga E.F.S., nada restou além do prédio do armazém que abriga atualmente a Guarda Municipal. O “Tancão”, que ficava onde hoje é a escola do Cambará, também não existe mais.

Apoia este trabalho

 

 

 

Opinião

QUADROS DO ZÉ DO JOCA: 8 – Máquina de algodão

Publicado

no dia

Edifício construído no antigo terreno em que ficava o prédio da máquina de algodão, o qual, posteriormente, abrigou a fábrica de móveis do Rosamiglia.

Localizava-se na esquina da rua 9 de Julho com a Travessa Prates. Pertencente à família Marino, aí se beneficiava o algodão que, depois de enfardado, era enviado à industrialização. Na década de 1940 o Sr. Ferruchio Galante montou aí, numa das repartições da fábrica, um ringue de patinação com patins de rodas.

José Carlos Martins, o Zé do Joca, autor do quadro e da legenda explicativa, é professor de história aposentado

Nos últimos anos a família Rosamiglia ocupou o espaço, montando uma respeitável fábrica de móveis. Um grande incêndio provocou o fim de qualquer atividade em suas dependências. Demolido o prédio, constuí-se no local um edifício de 15 andares.

 

Apoia este trabalho

Continuar lendo...

Opinião

QUADROS DO ZÉ DO JOCA: 7 – Cadeia Pública

Publicado

no dia

Localizada na esquina das ruas Moraes Barros e Dr. Mário Tavares. Tem atualmente a sua frente o moderno e vistoso prédio da Câmara de

José Carlos Martins, o Zé do Joca, autor do quadro e da legenda explicativa, é professor de história aposentado

Vereadores, que leva o nome do ex-vereador Victorio Perim. A curiosidade maior sobre o prédio da cadeia é que, por muitos anos, desde sua inauguração, foi o único prédio da cidade, com grades nas janelas. Observando o prédio da cadeia nos vem à lembrança a figura generosa e simpática do são-paulino Mário Soldado; ele levava os elementos alcoolizados para suas residências, ao invés de coloca-los na edificação, mas ainda carrega consigo a aparência da “autoridade” de sempre.

Apoia este trabalho

 

Continuar lendo...

Opinião

QUADROS DO ZÉ DO JOCA: 6 – Casa em frente à estação

Publicado

no dia

Construção à frente da estação da E.F.S. e demolida no início dos anos 90 nesse local, numa construção anterior, funcionou o armazém de Valério Fernandes Martins, um dos fundadores da cidade. Veio até nossa região na 2ª metade do século XIX, trabalhando na construção da ferrovia Companhia Itauana; esta mais tarde encampada pela E.F.S. a quem interessou, o Sr. Valério F. Martins era avô paterno de Zé do Joca.

José Carlos Martins, o Zé do Joca, autor do quadro e da legenda explicativa, é professor de história aposentado

O endereço dessa antiga construção é a Praça da Bandeira, localizada entre o ex Largo da Estação e o início da nossa principal via pública, a Rua Prudente de Morais.

Nota da redação: ficava no terreno em que foi erguido o prédio em que atualmente funciona a Lojas Cem

Apoia este trabalho

Continuar lendo...

Especial Barão

Especial Batistada

EspecialDito Boi

Destaque