Opinião
QUADROS DO ZÉ DO JOCA: 4 – Escola da fazenda Bom Jardim
Antiga construção que servia de escola às crianças da proximidade. Pelo grande número de habitantes na região rural, havia muitas crianças em idade
escolar. Estas faziam do 1° ao 3 ° ano, com um único professor, e a quarta série era feita no G. E. (Grupo Escolar) Barão de Serra Negra. A professora, senhora Imaculada Hansen, lecionou muitos anos nessa escola.
Opinião
QUADROS DO ZÉ DO JOCA: 8 – Máquina de algodão
Localizava-se na esquina da rua 9 de Julho com a Travessa Prates. Pertencente à família Marino, aí se beneficiava o algodão que, depois de enfardado, era enviado à industrialização. Na década de 1940 o Sr. Ferruchio Galante montou aí, numa das repartições da fábrica, um ringue de patinação com patins de rodas.
Nos últimos anos a família Rosamiglia ocupou o espaço, montando uma respeitável fábrica de móveis. Um grande incêndio provocou o fim de qualquer atividade em suas dependências. Demolido o prédio, constuí-se no local um edifício de 15 andares.
Opinião
QUADROS DO ZÉ DO JOCA: 7 – Cadeia Pública
Localizada na esquina das ruas Moraes Barros e Dr. Mário Tavares. Tem atualmente a sua frente o moderno e vistoso prédio da Câmara de
Vereadores, que leva o nome do ex-vereador Victorio Perim. A curiosidade maior sobre o prédio da cadeia é que, por muitos anos, desde sua inauguração, foi o único prédio da cidade, com grades nas janelas. Observando o prédio da cadeia nos vem à lembrança a figura generosa e simpática do são-paulino Mário Soldado; ele levava os elementos alcoolizados para suas residências, ao invés de coloca-los na edificação, mas ainda carrega consigo a aparência da “autoridade” de sempre.
Opinião
QUADROS DO ZÉ DO JOCA: 6 – Casa em frente à estação
Construção à frente da estação da E.F.S. e demolida no início dos anos 90 nesse local, numa construção anterior, funcionou o armazém de Valério Fernandes Martins, um dos fundadores da cidade. Veio até nossa região na 2ª metade do século XIX, trabalhando na construção da ferrovia Companhia Itauana; esta mais tarde encampada pela E.F.S. a quem interessou, o Sr. Valério F. Martins era avô paterno de Zé do Joca.
O endereço dessa antiga construção é a Praça da Bandeira, localizada entre o ex Largo da Estação e o início da nossa principal via pública, a Rua Prudente de Morais.
Nota da redação: ficava no terreno em que foi erguido o prédio em que atualmente funciona a Lojas Cem
-
Reportagens5 anos atrás
Vivo pela “graça de Deus”
-
Reportagens7 anos atrás
Bairro é mais antigo que Piracicaba
-
NOTÍCIAS6 anos atrás
Casa de Acolhimento Institucional Patrícia Guidolim Guadagnim é inaugurada
-
Reportagens7 anos atrás
Depoimentos de ex-alunos ilustres da Escola Barão de Serra Negra
-
Notícias6 anos atrás
Biografia de Patrícia Guidolim Guadagnim
-
Reportagens7 anos atrás
Médico neuropsiquiatra, Montagnani ressalta qualidade do ensino e guarda lembranças das brincadeiras e da cantina
-
NOTÍCIAS6 anos atrás
A trajetória de José Francisco Manrique, o Gordo da Roché
-
Reportagens7 anos atrás
Bisneto do Barão revela conservar traços do antepassado na genética ao investir na agricultura e promover acesso à educação